Conservatório e Banda de Música

A Banda de Música do Colégio Beviláqua tem importante papel na sociedade de Jaguaribe, principalmente no tocante ao contexto sócio-cultural. Desde sua criação, em janeiro de 1996, a Banda exerce atividades educativas direcionadas ao estudo da música e voltadas à formação do jovem cidadão. Em seus vinte e três anos de existência já realizou apresentações artístico e musicais em todo o município de Jaguaribe e cidades circunvizinhas, na capital cearense e até mesmo em cidades pertencentes a outros Estados da Federação. São diversos os eventos em que a banda já se apresentou, nos quais se incluem: desfiles e paradas militares, eventos sociais, de caráter político, cultural, religioso etc., encontros de bandas e solenidades cívicas em geral. Apesar de sediada em uma instituição particular de ensino, a Banda de Música do Colégio Clóvis Beviláqua realiza, constantemente, apresentações e eventos em toda a rede pública de ensino do município de Jaguaribe, prestando serviços em toda a zona rural e urbana.

Nosso grupo é composto de jovens estudantes da rede privada e da rede pública, em sua maioria, que após um período de preparação e estudos musicais teóricos e práticos passam a ocupar um lugar no grupo musical, e a partir daí, são convidados a estudar no Colégio Clóvis Beviláqua (Instituição Particular de Ensino), prestando serviços à Banda de Música, e como benefício imediato, são contemplados com uma bolsa de estudos enquanto forem estudantes desta Escola e fizerem parte da corporação.

É de grande importância sócio-cultural o trabalho desta banda de música no município de Jaguaribe-CE, e vale ressaltar que nestes vinte e três anos de atuação na comunidade jaguaribana, já preparamos uma média de 200 músicos jovens para aturarem em diversos grupos de atividades musicais. A cada início de ano são iniciadas novas turmas com um quantitativo médio geral em torno de cento e cinquenta jovens adolescentes, que tem a oportunidade de estudar música totalmente grátis num ambiente confortável, com espaço físico adequado, material didático renovado e professores qualificados.

Ressalte-se também, que, o acompanhamento de cada aluno da banda está diretamente relacionado com o seu desempenho escolar e convívio social, pois esta é uma das normas e diretrizes estabelecidas pela instituição educacional que controla o regimento interno da banda de música.